
Instalação preventiva de bombas submersas HIGRA para reduzir alagamentos e proteger bairros de São Leopoldo.
Desafio
Após fortes chuvas e com previsão de novo ciclone, São Leopoldo precisava agir preventivamente para evitar alagamentos e impactos sociais nos bairros da zona nordeste (Vila Brás, Santos Dumont e Chácara dos Leões). O SEMAE demandou resposta ágil, mobilidade e instalação simples, garantindo capacidade de transferência rápida das águas acumuladas para longe das áreas críticas.
Cenário
Solução
A HIGRA mobilizou suas equipes e atendeu ao chamado do SEMAE em menos de 48 horas, direcionando o seu Sistema Móvel de Drenagem Emergencial para instalação de duas bombas submersas de fácil implantação. A solução viabiliza a transferência eficiente da água do Arroio Gauchinho (Vila Brás) para o dique, que conduz o fluxo ao Rio dos Sinos, reduzindo a lâmina d’água nas áreas urbanas e a probabilidade de transbordo em pontos sensíveis.
Resultados
A intervenção estabeleceu um colchão de segurança hidráulica nos bairros atendidos, com drenagem pronta para atuar se as chuvas se intensificarem. Além de mitigar alagamentos, o arranjo móvel e escalável permite ampliar a capacidade conforme a severidade do evento, mantendo agilidade operacional e baixo impacto de instalação.
Outros projetos

