SABESP Tupã adota aeradores TORNADO HIGRA, com instalação completa, otimizando aeração e desempenho da ETE.
Desafio
Com ETE em operação desde 2002, Tupã precisava resolver resultados insatisfatórios dos aeradores superficiais, assegurando aeração eficiente, confiabilidade operacional e baixa manutenção para sustentar a universalização do tratamento (100%). O objetivo era estabilizar o processo biológico, otimizar a transferência de oxigênio e reduzir intervenções corretivas, preservando a continuidade do serviço em um município com forte vocação agroindustrial.
Cenário antigo
ETE em operação desde final de 2002
Aeradores superficiais com desempenho aquém do esperado
Controle de processo e eficiência de aeração limitados
Solução
A SABESP substituiu os equipamentos por aeradores modelo TORNADO HIGRA e contratou a instalação e partida diretamente com a HIGRA. A equipe de aplicação definiu o posicionamento ideal dos aeradores, executou a montagem conforme procedimentos de fábrica e conduziu a partida assistida, garantindo mistura adequada, transferência de oxigênio otimizada e base operacional estável para a ETE.
Tecnologia adotada:Aerador TORNADO HIGRA
Implantação:instalação e partida realizadas pela HIGRA (dez/2007)
Engenharia de aplicação:layout/posicionamento dos aeradores em campo
Operação & manutenção: simplicidade, baixo nível de intervenção e apoio técnico de fábrica
Descrição
A ETE passou a operar com maior confiabilidade, aeração consistente e menor necessidade de manutenção, refletindo a otimização de performance decorrente do correto posicionamento e da partida assistida. A solução atendeu plenamente à demanda proposta pela SABESP, reforçando a estabilidade do processo e a qualidade do efluente. (Demais indicadores quantitativos não foram informados.)
Confiabilidade: processo estável e contínuo
Eficiência de aeração: melhora de desempenho do sistema biológico
O&M:baixa manutenção e intervenções corretivas reduzidas