HIGRA comemora 25 anos com resultado histórico

A HIGRA, empresa de tecnologia gaúcha que tem em seu portfólio de produtos as bombas anfíbias como carro-chefe, além de aeradores e misturadores para tratamento de efluentes, bombas submersas e turbogeradores anfíbios para geração de energia limpa, completa 25 anos de atuação em outubro. Além da data, a indústria teve outro motivo de comemoração: o crescimento de 20% no seu resultado em 2025 – até outubro, comparado com o mesmo período do ano passado. Encerrando o ano com a performance, o faturamento da HIGRA será o maior da sua história, ultrapassando os R$ 200 milhões.
O CEO da HIGRA, Alexsandro Geremia (foto), destaca que o incremento de 2025 consolida o ciclo de crescimento iniciado nos últimos anos e reflete a maturidade do modelo de gestão, a expansão territorial e a consolidação de novas verticais de negócio. “O resultado é fruto de um planejamento estratégico consistente, aliado ao fortalecimento do time, modernização da estrutura produtiva e ampliação das parcerias comerciais”, conta. Tendo fabricado, ao longo dos seus 25 anos, mais de 9,5 mil equipamentos, como bombas anfíbias, submersas, aeradores e turbogeradores, a HIGRA também vem aumentando o seu quadro de funcionários. Em 2025, a empresa aumentou consideravelmente o número de empregos gerados, chegando a cerca de 200 funcionários nas empresas do ecossistema HIGRA. “Além de trazer benefícios econômicos para a região, a HIGRA orgulha-se de ajudar no desenvolvimento social de São Leopoldo, município que tão bem nos acolheu 25 anos atrás”, ressalta Geremia.
Um negócio sustentável
Ao longo dos seus 25 anos de história, a HIGRA calcula que seus equipamentos tenham gerado ganhos significativos, não somente econômicos, mas de sustentabilidade para seus clientes e para a sociedade. Cálculos realizados pela empresa apontam que, no período, foram economizados quase 1,3 milhão de megawatts/hora em função do alto rendimento de seus equipamentos, gerados mais de 15,8 milhões de quilowatts/hora através de seus turbogeradores anfíbios e deixadas de serem emitidas mais de 50 mil toneladas de CO2 na atmosfera. “Somente com a energia economizada pelos nossos produtos, poderíamos abastecer 30 mil residências”, orgulha-se Geremia, ressaltando que os indicadores reforçam o papel da HIGRA como empresa de tecnologia voltada à sustentabilidade do ciclo da água, unindo inovação, eficiência e impacto positivo.
O ecossistema HIGRA
Fundada no ano 2000 pelo empresário e visionário Silvino Geremia, a HIGRA tem em seu portfólio de produtos as bombas anfíbias como carro-chefe, apresentando também aeradores e misturadores para tratamento de efluentes, bombas submersas e os turbogeradores para geração de energia limpa. Todos os produtos da empresa são 100% desenvolvidos internamente. Com matriz em São Leopoldo, a HIGRA conta com unidades em Caxias do Sul/RS, Itajaí/SC, Nova Lima/MG e Parauapebas/PA.

